NovelasTop Crítica
Tendência

Top 5: Títulos provisórios de novelas da Globo

Antes de bater o martelo, emissora cogitava tais títulos para as suas novelas

A novela é o produto mais consumido pelos brasileiros, sejam de época, ou contemporâneas, elas conquistam pelo seu enredo, personagens e trilhas sonoras. Muito se especula quando uma novela está prestes a estrear e, antes de bater o martelo, algumas tramas ganharam títulos provisórios. Destacaremos 5 títulos provisórios dos folhetins da TV Globo:

1. Operação Vaca-louca – Beleza Pura (2008)

Logotipo Beleza Pura (Reprodução: TV Globo)

Escrita por Andréa Maltarolli, a trama contava a linda história de amor entre Guilherme(Edson Celulari) e Joana(Regiane Alves). Foi cogitada como “Operação Vaca-louca“, mas viu-se que a sinopse não tinha nada a ver com o título, sendo assim batido o martelo, tornando “Beleza Pura” o título oficial da novela das 19h. Cá entre nós, esse título é bem mais emblemático, levando em consideração que, a trama tinha um núcleo numa clínica de estética, favorecendo ainda mais esse casamento.

2. Pelo Avesso – Cama de Gato (2009)

Logotipo Cama de Gato (Reprodução: TV Globo)

A novela “Cama de Gato” escrita por Thelma Guedes e Duca Rachid, abordava a história do bem-sucedido Gustavo Brandão(Marcos Palmeira) que era casado com a venenosa Verônica(Paolla Oliveira), mas acaba se apaixonando pela faxineira Rose(Camila Pitanga). Gustavo acaba perdendo tudo, só que ele consegue pensar na vida e nos valores das pequenas coisas. Tendo como título provisório de “Pelo Avesso“, a trama acabou sendo intitulada oficialmente de Cama de Gato. O título cogitado anteriormente batia com os desfechos da novela, de maneira que a vida do protagonista foi cheia de reviravoltas.

3. Dinossauros e Robôs – Morde e Assopra (2011)

Logotipo Morde e Assopra (Reprodução: TV Globo)

Cheia de tecnologia, a trama de Walcyr Carrasco, encantou o público com o seu enredo, ao abordar a criação de um robô com aparência humana e a busca por fósseis de dinossauros. A novela quase foi chamada de “Dinossauros e Robôs“, até que se encaixaria com o conteúdo proposto na sinopse, mas o folhetim acabou sendo chamado de “Morde e Assopra“. Se quiser pensar no porque da escolha desse título é, só lembrar do casal protagonista, pois entre trancos e barrancos eles viviam em um verdadeiro Morde e Assopra.

4. Candinho – Êta Mundo Bom! (2016)

Logotipo Êta Mundo Bom! (Reprodução: TV Globo)

Mais uma de Walcyr entra no páreo da nossa lista. Cogitada como “Candinho” atribuída ao personagem de mesmo nome, a trama rural acabou sendo exibida como “Êta Mundo Bom!“, o que se leva a entender é, que o título foi baseado na frase característica do protagonista: “Tudo de ruim que acontece na vida da gente é pra melhorar.

5. À Flor da Pele – A Força do Querer (2017)

Logotipo A Força do Querer (Reprodução: TV Globo)

De Glória Perez, a novela de 2017, foi responsável por reerguer os índices do ibope do horário nobre que vinha patinando com suas antecessoras. A trama trazia histórias de pessoas que tinham determinação e buscavam lutar por seus objetivos. Antes da estreia, a trama iria se chamar “À Flor da Pele“, mas por análise da direção de dramaturgia da Globo, o folhetim acabou sendo nomeado por “A Força do Querer“, que até hoje é relembrada pelo público novelístico.

Embora as tramas tenham sofrido alterações nos títulos, a essência em si não foi perdida. De modo que as citadas acima, conquistaram um espaço no coração do noveleiro de carteirinha.

E aí, o que acharam dessas curiosidades sobre os títulos provisórios das telenovelas?

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo