NovelasTop Crítica
Tendência

70 anos: 5 cenas das telenovelas que impactaram e, até hoje são relembradas

Encanto, entretenimento e momentos marcantes nos 70 anos de telenovela brasileira que estarão para sempre em nossa memória

A telenovela brasileira, celebra 70 anos de existência, desde 1951, quando a primeira telenovela “Sua Vida Me Pertence“, estreou na extinta TV Tupi, somos presenteados com momentos marcantes, icônicos e sequências que estarão para sempre em nossa memória afetiva. 

Trailer exclusivo em homenagem aos 70 anos da telenovela brasileira:

O top 5, traz os momentos mais emblemáticos na história da teledramaturgia:

1. A revelação do assassino de Odete Roitman em Vale Tudo (1989)

Beatriz Segall como Odete Roitman em Vale Tudo. (Reprodução: TV Globo)

O Brasil parou em 6 de janeiro de 1989, para descobrir quem era o assassino por trás da morte de Odete Roitman (Beatriz Segall), uma das cenas mais icônicas e tão aguardada pelo grande público da novela Vale Tudo. A identidade do assassino foi revelada e, quem assassinou a vilã foi a Leila (Cássia Kiss). 

2. Tieta retorna a Sant’Ana do Agreste (1989)

Betty Faria como Tieta na novela de mesmo nome. (Reprodução: TV Globo)

No mesmo ano, fomos agraciados pela adaptação de “Tieta” do escritor Jorge Amado. Tieta (Betty Faria) era uma jovem que despertava desejo por onde ela passava, porém um dia ela é flagrada pelo seu pai na cama com um homem e, de imediato ele reage da pior forma possível, humilhando a filha em praça pública e a expulsando da cidade. O tempo passa e, finalmente Tieta retorna a Sant’Ana do Agreste, jurando vingança aos que lhe humilharam no passado, principalmente a sua irmã megera Perpétua (Joana Fomm). O retorno de Tieta, balançou e movimentou toda a trama. 

3. A morte de Altiva em A Indomada (1997)

Eva Wilma como Altiva em A Indomada. (Reprodução: TV Globo)

O mistério que movimentava “A Indomada“, era descobrir quem era o Cadeirudo, mas uma das melhores cenas que marcou a trama, foi a morte de Altiva (Eva Wilma) no último capítulo da novela. Ela planejou matar Lúcia Helena (Leandra Leal/Adriana Esteves), porém os planos não saíram como ela maquinou. A megera acabou morrendo no incêndio na cabana. Após sua morte, seu espírito começa a vagar através da fumaça pelas ruas de Greenville e, no último ato ela declara: “eu voltarei, eu voltarei!“.

4. Camila raspando a cabeça por causa do tratamento de Leucemia (2001)

Carolina Dieckmann como Camila em Laços de Família. (Reprodução: TV Globo)

Anos 2001, atmosfera Leblonense, em uma das tramas aclamada de Manoel Carlos, se desenvolvia a história de Camila (Carolina Dieckmann), que acaba se apaixonando por Edu (Reynaldo Gianecchini), namorado de Helena (Verá Fischer) sua mãe. O drama da estudante se deu, quando ela é diagnosticada com leucemia, na correria pela busca de um doador compatível, Helena decide engravidar, para que as chances do transplante possa dar certo. Durante o tratamento e a quimioterapia, a jovem começa a perder os cabelos, até que ela decide raspar a cabeça por completo, numa sequência que emocionou quem estava acompanhando a novela e, ao som de “Love By Grace“, é relembrada pela comoção que ela proporcionou. O merchan social foi tão impactante, que os números de doadores de medula óssea, triplicaram.

5. Ana Francisca retorna a Ventura e choca a todos! (2003)

Mariana Ximenes como Ana Francisca em Chocolate Com Pimenta. (Reprodução: TV Globo)

Em 2003, começamos acompanhar a trajetória da doce e ingênua Ana Francisca (Mariana Ximenes), que no baile de formatura, foi humilhada, quando por meio de um plano de Olga (Priscila Fantin) acabou tomando um banho de tinta. Após o ocorrido, a jovem se desloca para um lugar distante e lá, jura vingança aos que lhe fizeram mal. No decorrer da trama ela acaba se apaixonando por Ludovico (Ary Fontoura) que é dono da fábrica de chocolates “Bombom“. Passam-se os anos e, Ana Francisca retorna a Ventura chocando a todos da cidade. 

A telenovela fez e faz história, são tantos momentos marcantes, cenas impactantes, que emocionam, que divertem e que sempre vão ter um espaço em nossas lembranças.

Conta pra gente, quais momentos te impactaram nas telenovelas brasileiras, nestes 70 anos de entretenimento, emoção e arte?

 

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo