NovelasTop Crítica

10 maiores novelas do Brasil em audiência e repercussão

Tramas com as 10 maiores audiências do país

Conhecida mundialmente por produzir novelas de qualidade, a segunda maior emissora do mundo, a TV Globo, exporta seus títulos para centenas de países. Aqui no Brasil, sua influência é estudada por diversos sociólogos, como os folhetins acabaram impactando e conquistando o brasileiro.

Vamos a alguns títulos que pararam o Brasil!

1 – Roque Santeiro

Lima Duarte e Regina Duarte em Roque Santeiro
Lima Duarte e Regina Duarte em Roque Santeiro (Foto: Reprodução)

Exibida entre 24 de Junho de 1985 e Fevereiro de 1986, Roque Santeiro parou o país. As interpretações icônicas de Regina Duarte com sua Viúva Porcina e Lima Duarte com o Sinhôzinho Malta, fizeram a trama de Dias Gomes e Aguinaldo Silva a melhor telenovela do Brasil de todos os tempos.

Além de ser aclamada perante os críticos, Roque Santeiro pontuou 74 pontos de média geral, tornando-se o maior fenômeno em audiência do Brasil.

2 – Tieta

Betty Faria em Tieta
Betty Faria em Tieta (Foto: Reprodução)

Novela exibida entre 14 de Junho de 1989 a 31 de Março de 1990, a trama foi um fenômeno absoluto. Interpretada por Betty Faria, Tieta conquistou o país com críticas sociais. Outro personagem que fez bastante sucesso na trama foi o de Perpétua (Joana Fomm), à beata rival de Tieta que arrancou risos do Brasil.

Considerada o segundo maior sucesso em audiência, Tieta obteve média geral de 65 pontos de média.

3 – Top Model

Malu Mader
Malu Mader em Top Model (Foto: Reprodução)

A novela das 19h de maior sucesso de todos os tempos para a faixa, Top Model parou o Brasil. Exibida de 18 de Setembro de 1989 a maio de 1990, a trama de Walter Negrão conquistou os jovens brasileiros. Seu personagem principal, Duda vivido por Malu Mader, uma modelo de sucesso, retratou o cotidiano dos jovens na época, trazendo-os para as telinhas.

A trama de Walter Negrão marcou 64 pontos de média, figurando o nosso top 3.

4 – O Salvador da Pátria

Maitê Proença e Lima Duarte em Salvador da Pátria
Maitê Proença e Lima Duarte em Salvador da Pátria (Foto: Reprodução)

Tendo como protagonistas Lima Duarte e Maitê Proença, ‘O Salvador da Pátria’ foi um sucesso em repercussão. Indo ao ar entre 09 de Janeiro a 12 de Agosto de 1989, o folhetim de Lauro César Muniz alcançou 62 pontos no ibope, ficando em nosso Top 4.

5 – Pai Herói

Glória Menezes e Tony Ramos em Pai Herói
Glória Menezes e Tony Ramos em Pai Herói (Foto: Reprodução)

Pai Herói da saudosa Janete Clair, foi um sucesso inigualável para a Globo em 1979, mostrando a soberania do canal carioca em audiência e repercussão. O enredo da trama se passa quando André Cajarana é tirado do orfanato pelo avô paterno e passa a viver na cidade de Paço Alegre, estado de Minas Gerais. O personagem foi criado com a ideia que seu pai era um grande homem. Após a morte do avô, André parte para o Rio de Janeiro a fim de buscar sua identidade e desvendar o passado misterioso do pai, tido como bandido.

Pai Herói conquistou média geral de 61 pontos no Ibope, ficando no top 5.

6 – Rainha da Sucata

Regina Duarte deu vida à Maria do Carmo em Rainha da Sucata
Regina Duarte deu vida à Maria do Carmo em Rainha da Sucata (Foto: Reprodução)

Outro grande sucesso interpretado por Regina Duarte, Rainha da Sucata foi outro grande fenômeno. Mesmo enfrentando o a repercussão de Pantanal na Rede Manchete, a telenovela parou o país durante sua exibição entre 02 de Abril a 27 de outubro de 1990.

Rainha da Sucata teve média geral de 61 pontos, sendo a sexta novela com maior audiência de todos os tempos.

7 – Renascer

Marcos Palmeira e Antônio Fagundes em Renascer
Marcos Palmeira e Antônio Fagundes em Renascer (Foto: Reprodução)

Um clássico do autor Benedito Ruy Barbosa, Renascer foi exibida entre 08 de março a 13 de novembro de 1993. Trama com a tradição ruralista do autor, Renascer se tornou um grande fenômeno na Globo e ficou no top 7 de novelas de maior sucesso do canal com 60,0 pontos de média.

8 – Dancin’ Days

Dancin' Days 
Dancin’ Days (Foto: Reprodução)

Fenômeno! Dancin’ Days, de Gilberto Braga conquistou o país com personagens descolados e com figurinos coloridos. Trama bastante animada, fez o Brasil parar em frente a TV. De acordo o livro Telenovela e representação social, a direção de Luiz Fernando Carvalho é considerada um dos marcos renovadores da estética do gênero nos anos 90.

Segundo a crítica Marilia Martins, raras novelas apresentaram no seu primeiro capítulo um trabalho de direção tão apurado e tão requintado quanto Renascer. O folhetim teve média de 59 pontos de média, ficando no top 8.

9 – Pedra sobre Pedra

Maurício Mattar e Adriana Esteves em Pedra sobre Pedra
Maurício Mattar e Adriana Esteves em Pedra sobre Pedra (Foto: Reprodução)

A trama de Aguinaldo Silva que foi originalmente ao ar em entre 06 de Janeiro a 31 de Julho de 1992, trouxe um aspecto bastante comum do autor, o realismo fantástico. O folhetim retratava o microcosmo brasileiro, assim como em seus outros trabalhos, como Roque Santeiro, a Indomada, dentre outros…

Pedra sobre Pedra marcou 57 pontos de média geral, ficando no top 9.

10 – Vale Tudo

Glória Pires, Beatriz Segal e Regina Duarte em Vale Tudo
Glória Pires, Beatriz Segal e Regina Duarte em Vale Tudo (Foto: Reprodução)Glória Pires, Beatriz Segal e Regina Duarte em Vale Tudo

Outro clássico da dramaturgia brasileira, Vale Tudo foi considerada como uma das melhores novelas de todos os tempos. Tendo como protagonista Regina Duarte, o seu personagem, Raquel Accioli, era uma mulher simples e honesta que sofreu com as maldades da filha, Maria de Fátima (Glória Pires).

Outro marco na novela foi a atriz Odete Roitman (Beatriz Segal), que foi imortalizada como a maior vilã de todos os tempos. A novela teve média geral de 56 pontos, fechando o top 10 de maiores sucesso da Globo.

SIGA O ADTV NAS REDES

Quer acompanhar tudo sobre Famosos, Notícias da TV, Audiência da TV, Mundo Pop, Futebol, Esportes, MMA, Streaming, Programação de TV, Novelas e mais? Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram, ou Google News! Ou procure digitando nos resultados de busca por: ADTV!

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo