Mundo Pop

Por que séries francesas estão fazendo sucesso no Brasil?

Lupin, Candice Renoir, Bright Minds, Miraculous  e muitas outras caíram no gosto dos telespectadores

Alguns anos atrás, pensar em filmes e séries era sinônimo de pensar em produções americanas, que dominavam o mercado.

Porém com o crescimento do streaming, as empresas começaram a produzir material local em outros países para abrir mercados ou mesmo comprar séries produzidas para abastecer o catalogo. E isso abriu os olhos de muita gente para a qualidade de produção além da América do Norte, fato que desbancou os americanos como produtores dos maiores destaques na telinha.

Tanto que entre as séries que mais estão sendo comentadas atualmente, temos o sucesso da coreana Rond 6 e a aguardada nova temporada da espanhola La Casa de Papel.

Reprodução: NetFlix

Mas um foco de produção que tem agradado os brasileiros é a França, forte desde animações até séries.

Com uma enorme base de fãs, a série animada Miraculous, as Aventuras de Lady Bug caiu no gosto dos jovens, criando toda uma mitologia criativa e com personagens envolventes e carismáticos, além de muito mistério. Carro chefe do canal Gloob, a animação pode ser considerada o primeiro grande sucesso nessa nova fase de produção francesa, apesar de não ser a mais antiga em produção.

Reprodução: divulgação

Ela foi lançada na França em outubro de 2015, chegando ao Brasil em março de 2016.

Um sucesso na França e agora também no Brasil, “Candice Renoir”, que mostra a vida da policial e sua equipe no dia a dia em uma pequena cidade no Sul da França, que decide voltar a policia depois de 10 anos cuidado dos quatro filhos. Separada do marido, a história se divide entre mostrar os crimes sendo resolvidos e a parte pessoal complicada de todos os personagens. Apesar de policial, a série também tem um lado cômico bem acentuado, é bem espirituosa e inteligente, aliado ao carisma da relação entre os personagens, levando para o lado humano de cada um, sem soluções mirabolantes para cada caso, o que a torna bem realista.

Produzido desde 2013 na França, onde já está na nona temporada, os episódios são sucesso total no canal AXN, levando a emissora as primeiras posições do Ibope durante sua exibição. Aqui no Brasil a quarta temporada está sendo exibida atualmente, então os brasileiros ainda vão ter muitos episódios inéditos em um curto espaço de tempo, até alcançar a produção atual na Europa.

Embalado pelo sucesso de “Candice Renoir”, o canal lançou recentemente a série “Bright Mind”, outra aventura policial francesa.

Nessa nova série, as protagonistas são a comandante de policia Raphaelle Coste e a arquivista da biblioteca policial, Astrid Nilsen, que está dentro do espectro autista com a síndrome de Asperger.

A série aposta no comportamento oposto das duas personagens, com o caos total na vida da comandante, com uma relação turbulenta com o ex-marido e sua confusa vida policial, e a organização total de Astrid, que por causa do autismo gosta de ter tudo organizado milimetricamente para sentir-se confortável.

Esse jogo de compreensão mutua faz os episódios terem uma agradável sensação de empatia pela compreensão das diferenças, além dos mistérios que precisam ser resolvidos a cada episódio. O canal aposta que vai repetir o sucesso de “Candice Renoir” com essa série, tanto que a exibe na sequencia em uma estratégia para prender o publico.

E já que estamos falando de sucesso, não podia faltar nesta lista um dos grandes sucessos da NetFlix em 2021, a série “Lupin”, protagonizada por Omar Sy.

Reprodução: Netflix

Dividida em duas partes no seu lançamento, o sucesso foi tanto que a série fez muita gente ler os livros de Arsene Lupin, que inspira o protagonista em seus golpes durante todos os episódios.

Repleta de reviravoltas desde o inicio, onde nada é o que parece, a série conquistou sucesso de publico e critica, e tornou o ator Omar Sy uma estrela internacional rapidamente.

Também produzida na França, o ator recentemente falou em uma rede social que a terceira parte vem ai, o que deixou muita gente feliz.

E novamente como em todas as outras séries citadas aqui, apesar das cenas de ação, o que mais agrada em “Lupin” são as relações pessoais entre todos os personagens, com seus erros e acertos, como em todos nós em nossas vidas. Ao contrário dos personagens perfeitos e heroicos das séries que estávamos acostumados, as séries francesas focam no dia a dia comum das pessoas, fazendo coisas que todo mundo faz, como levar os filhos para a escola (ou ir para a escola se você for um filho em vez de um dos pais), em se relacionar com os colegas ou interesses amorosos, e lidando com os erros e acertos da vida.

Além dessas, temos “GangLands”, “The Bureau” “La Trêve/The Breake” e muitas outras fazendo a alegria de quem gosta de uma boa historia.

E você, qual série francesa gosta? Conta para nós aqui do ADTV que vamos adorar saber.

SIGA O ADTV NAS REDES

Quer acompanhar tudo sobre Famosos, Notícias da TV, Audiência da TV, Mundo Pop, Futebol, Esportes, MMA, Streaming, Programação de TV, Novelas e mais? Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram, ou Google News! Ou procure digitando nos resultados de busca por: ADTV!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo