Mundo Pop

Brasil perde o cartunista e editor Ota

Artista foi editor da Revista Mad por 34 anos

Ota era o nome artístico de Otacílio Costa d’Assunção Barros.  Foi um cartunista, quadrinista, editor e escritor. Era formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele foi encontrado morto em seu apartamento na última sexta feira, dia 24/09.

blank
Reprodução: arquivo pessoal

Para os fãs mais antigos, o seu nome é associado imediatamente a Revista Mad, que editou por mais de 30 anos, em várias editoras. A publicação foi muito famosa nos anos 80 e 90, com suas sátiras de filmes e quadrinhos de humor.

blank
Reprodução: divulgação

Criou o Relatório Ota, que explicava de maneira cômica um assunto em cada edição. Além disso, sempre apoiou a produção nacional e foi homenageado nas redes sociais.

blank
Reprodução: Internet
blank
Reprodução: internet

Durante sua carreira, Ota foi responsável pelos cartuns, tirinhas e pela edição de centenas de números da revista, que passou por três editoras diferentes  no Brasil (Vecchi, Record e Panini). Ele foi escalado para cuidar apenas da parte de conteúdo nacional da publicação em sua última volta às bancas pela editora Panini, mas ficou pouco tempo na função por discordar do rumo da nova publicação. Ao sair decidiu leiloar toda sua coleção de itens da revista, o que significou para os fãs o fim da sua relação com a publicação. Muitas pessoas diziam que ele tinha um gênio difícil apesar der ser uma ótima pessoa.

Mas além da Mad, Ota também editou revistas de terror. Em publicou pela Record em 1984 o livro O Quadrinho Erótico de Carlos Zéfiro, com uma análise da obra de Zéfiro que ajudou a formar o reconhecimento do trabalho deste artista.

Vencedor do Troféu HQ Mix em 1994 pela Revista do Ota, ele passou também por jornais como Folha Dirigida e Jornal do Brasil.

Seus últimos trabalhos incluem a coleção de Asterix da Editora Record, os quadrinhos da Luluzinha e do Recruta Zero publicados pela Pixel Media, e o quadrinho autoral Garota Bipolar.

Para quem acompanhou o mercado de quadrinhos nacionais nos últimos anos, foi uma grande perda para a história brasileira.

SIGA O ADTV NAS REDES

Quer acompanhar tudo sobre Famosos, Notícias da TV, Audiência da TV, Mundo Pop, Futebol, Esportes, MMA, Streaming, Programação de TV, Novelas e mais? Siga nossas redes sociais, FacebookInstagram, ou Google News! Ou procure digitando nos resultados de busca por: ADTV!

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo